Mensagem 21 Fev 2011 11:27

MANUAL BÁSICO DE CONDUTAS - AIRSOFT

MANUAL BÁSICO DE SEGURANÇA

CZ Community
Todos que marcarem jogos pela Comunidade Combat Zone e pelo Fórum da Combat Zone DEVEM seguir essas regras.

BUROCRACIA
- Deverá ser apresentada a Nota Fiscal ou a CII de todas AEGs, Springs e GBBs. Sem as mesmas o jogador não poderá jogar.
- Todas armas devem ter a marcação vermelha viva ou laranja na ponta do cano(Pintado).

FPS
Cronagem feita com BB’s 0,20g.
Não será considerado o uso de munição mais pesada como justificativa para diminuir o FPS. Sem adição de HopUp

AEG:
- MÁXIMO 400fps

SNIPER: Uso obrigatório de BB de gramatura maior ou igual a 0.25g para jogo. Mas a cronagem será com 0.20g.
- MÁXIMO 550fps (Disparos de no mínimo 30 metros de distância)

DMR
- MÁXIMO 420fps (Disparos de no mínimo 30 metros de distância)


Regras a serem seguidas por todos os participantes da comunidade da CZ

EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA OBRIGATÓRIOS
O único item OBRIGATÓRIO de segurança é a proteção ocular. Ela pode ser dividida em 3 tipos:

- Óculos: Óculos com lentes especiais para aguentar impacto de alta velocidade. Nesse item é OBRIGATÓRIO uso de uma tira elástica nas hastes para evitar que os óculos saia do rosto por acidente.

- Goggles: São óculos de proteção mais vedados onde não tem frestas em volta da lente e usa lentes especiais para aguentar impacto de alta velocidade.

- Full Face Mask: São máscaras especiais que além do goggle tem uma proteção extra para orelhas, nariz e boca. As mais usadas são as de Paintball.

PROIBIDO ÓCULOS/GOGGLES COM TELA ( WIRE MESH / METAL MESH )

ITENS OBRIGATÓRIOS
Sem esses itens o jogador não está apto a participar das atividades:
- Pano Vermelho
- Pisca Pisca Vermelho: para jogos noturnos.

Granadas de som tipo Thunder B eliminam qualquer jogador em ambientes fechados, locais abertos elimina na distancia de 6 metros.

ÍTENS PROIBIDOS/CONTROLADOS

- Não é permitido utilizar nenhum tipo de mira a laser contra os olhos de outros jogadores.
- Não é permitida a entrada em local de jogo portando armas de fogo.
- Pirotecnia: Se o local permitir somente será aceito bombas, de fumaça e iluminação de fabricação industrial.
- Granadas e minas terrestres: Somente minas e granadas industrializadas.

SEGURANÇA DURANTE O JOGO

Óculos/Goggles/Full Mask: Durante todo jogo e dentro da área de jogo é obrigatório uso do seu equipamento de proteção ocular. Em nenhum momento deve ser retirado na área de jogo. Em caso de algum jogador tiver que retirar sua proteção, deverá ser avisado a todos com o uso de um apito executando vários salvos, que remete o significado de emergência. Nesse momento todos os jogadores vão “esfriar” suas armas (mesmas ações feitas para sair da área de jogo). O jogo é parado até o momento que o problema for resolvido.

REGRAS DE JOGO

Tiros em Full Auto e Semi: Somente deverão ser dados tiros em FULL AUTO em distância maiores a 20 metros. Distâncias menores ou em ambientes fechados (casas, salas, dentro de edificações,...) o jogador só pode efetuar disparos em modo SEMI.
Tiros a curta distância: em distâncias menores de 5 metros o jogador se tiver a oportunidade deve render o adversário que pode aceitar ou não a rendição. Se não for possível a rendição somente poderá ser efetuado disparos em modo SEMI e de preferência na área do torço do adversário, evitando disparos na cabeça e rosto(mas são permitidos).
Outro artifício de rendição que pode ser usado é o “Barrel TAG”, onde o jogador se tiver a oportunidade de modo furtivo chegar perto do adversário e gentilmente tocar o cano da arma no braço do adversário e falar “Barrel TAG”. Esse ato é válido como morte por faca (Knife Kill). O adversário é obrigado a aceitar a morte, por pano vermelho e sair de jogo.
BANG BANG - Frase a ser usada a distancias inferiores a 3 metros, evitando assim o disparo e ferimento dos jogadores, Bang Bang deve ser usado com a arma empunhada e com visada completa ao adversário, quem receber a ordem verbal (BangBang) está eliminado.
Quando ocorrer o encontro frontal a curta distancia ( 1 metro) entre 2 jogadores, será considerado automaticamente eliminado aquele que não estiver empunhando a sua arma em posição de "Pronto", caso os 2 estejam empunhando suas armas em posição de tiro, os 2 estarão eliminados.
Tiros de Sniper: o jogador que estiver desempenhando a função de “sniper” não pode entrar em jogo sem uma arma de backup e só poderá efetuar disparos com sua arma de Sniper em alvos que estiverem à distância seguras superiores a 30 metros. Snipers com AEGs, só poderão efetuar disparos no modo SEMI. A quebra dessa regra acarretará em expulsão.
Se eventualmente tiver algum jogador jogando com armas iguais a de sniper, mas categorias diferentes de FPS (Rifle), a arma de Sniper receberá uma identificação com uma fita vermelha na luneta para ficar claro qual é a de categoria Sniper e só pode disparar a 30 metros no mínimo.
“Arma do capeta”: Também conhecido como “tiro cego” onde o jogador não vê onde está atirando, está proibido. A quebra dessa regra acarretará em expulsão.
Disparar por frestas é proibido(São consideradas frestas aberturas menores que a palma da mão, sendo dedos esticados e unidos)
Receber impactos de munições que passam por frestas eliminam o jogador.
Disparos que atingem a arma, eliminam somente a arma.

Jogadores ao serem atingidos devem obrigatoriamente por ordem de ação;
1 - Sinal sonoro - Gritar em alto e bom som que foi eliminado( Morto, atingido, fora, etc. ).
2 - Sinal Visual 1 - Temporário - Levantar as mãos ou a arma, mostrando visualmente que esta eliminado, e ficar assim até sair do local de jogo.
3 - Sinal Visual 2 - Definitivo - Utilizar o pano vermelho para sinalização definitiva de eliminação, mantendo o uso pano em caso de deslocamento para fora da área de jogo ou mesmo para permanência dentro do ambiente de jogo caso necessário.

Caso o jogador perceba que agiu de forma errada, descumprindo alguma regra, deve se eliminar do jogo(Ex- disparar em FullAuto dentro de edificações).

SEGURANÇA FORA DE JOGO (Safety Zone)

Antes do jogador sair da área de jogo ele deve seguir a risca essas ações:

1.- Retirar o carregador da arma de pressão.
2.- Em modo SEMI efetuar 3 disparos (mínimo) em direção segura para ter certeza que não sobrou nenhuma BB no cano.
3.- Passar o seletor de tiro do modo SEMI para o modo SAFE (travado).
4.- Postar a arma na posição sul e no caso de pistolas/revólveres sempre por no coldre.
Somente depois de fazer todos esses passos o jogador sai do campo de jogo e nesse momento estará apto a retirar a proteção ótica.
Na Safety Zone não é permitido o disparo de nenhuma forma. Para isso use a área indicada.

Atos que levam a expulsão.

descumprir as regras citadas acima.
Retirar a máscara/óculos em local de combate.
Abrir fogo contra jogador já eliminado ou rendido em ato de má fé.
Excesso de tiro.
Jogador eliminado abrindo fogo.
Contato físico com outro jogador adversário / e seu equipamento sem seu consentimento.
Brigas (Verbal ou contato físico).
Snipers disparando a distancia inferior a 30 metros.
“tiro cego” ou “arma do capeta”
Disparar a arma em modo Full-Auto dentro de edificações ou em distancias menores de 20 metros.
Usar sem o consentimento da organização artefatos pirotécnicos.
Uso de drogas ou álcool durante o evento.
Discussões ou desacato com a equipe organizadora do jogo.



SEMPRE TRATE A ARMA DE PRESSÃO COMO SE FOSSE ARMA DE FOGO CARREGADA.
Imagem
ENQUANTO HOUVER UMA GARRA SEGURANDO A CZ NO MEU OMBRO, ELES TEMERÃO.

BOA CAÇADA
CAUE
COMBAT ZONE TEAM LIDER